domingo, 26 de fevereiro de 2017

Crescer em Moimenta da Beira...

Nasci na longínqua Moimenta da Beira, onde nada acontece e tudo se transforma em paisagens verdes e vivas. Foi esta a frase escolhida para a biografia do meu livro. E não a escrevi ao acaso. Nada acontece... Adoro como em Moimenta nada acontece, não há trânsito pela manhã, nem o stress citadino. No entanto continuamos a ser acarinhados pelo conforto e avanço tecnológico. Quando me perguntam onde cresci, há quem se ria e me responda com a conhecida frase "Isso fica no fim do mundo!". Se Moimenta é o fim do mundo, então eu vivi no mais lindo, puro e colorido fim do mundo que alguma vez existiu.

Podemos demorar algum tempo para cá chegar, mas o carro serve para isso mesmo, para nos levar ao nosso destino. Podemos passar por Invernos rigorosos, mas temos muita lenha para nos aquecer. Podemos cheirar as flores na Primavera, saborear a melhor da maçã e queimar-mos os dedos ao tentar retirar a castanha das brasas... Depois de todos estes anos a conviver literalmente com pessoas de todo o mundo nunca senti que tivesse tido acesso a menos tecnologias ou a uma educação de qualidade inferior só porque cresci em Moimenta. Nunca senti que tivesse tido menos oportunidades... Pelo contrário! As oportunidades que Moimenta me deu foram muito mais do que aquelas que vocês possam imaginar! Cresci num sítio seguro, onde pude brincar à vontade. Onde toda a gente se conhece e todos (ou quase!) se respeitam. Moimenta ensinou-me a subir a escada da vida de modo honesto, simples, mas confiante do meu valor. 

O destino levou-me a voar para outras paragens, mas Moimenta será sempre a minha raiz, a minha terra. Espero que um dia, quando o destino assim o achar conveniente, me traga de volta a casa. Enquanto isso, e porque hoje a saudade apertou, queria só escrever este texto para dizer um grande "Obrigada Moimenta!".



Diana Morais de Carvalho



2 comentários:

  1. Comungo o mesmo sentimento sendo nado e criado na nossa Moimenta mas há muitos mais anos
    Viver sem afectos seria uma "chatice"

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo, mas substituiria a palavra "Moimenta" por "Castelo"...

    ResponderEliminar